O projeto

Tem sido uma prática, ao longo dos anos, que tanto os alunos da Graduação em Cinema como os das disciplinas de Animação da Graduação em Design realizem conteúdos audiovisuais em curta-metragem. Algum desses exercícios de prática criativa atingem um nível técnico e de qualidade bastante altos, que poderiam não somente viajar por festivais de filmes universitários, como ate mesmo encarar a concorrência com obras de realizadores mais experientes em eventos profissionais. A maioria, no entanto, salvo esforços isolados e pontuais de alguns alunos, não alcançam qualquer projeção fora do limite fora dos limites das salas de aula e encerram sua carreira de exibição prematura, adormecendo nas gavetas de professores-orientadores e dos próprios alunos.

Por outro lado, vislumbra-se nos últimos anos um crescimento muito grande no número de festivais de curtas-metragens, tanto no Brasil como no exterior. Segundo o site do Forum dos Festivais, encontram-se espalhados por todo o país hoje cerca de 150 eventos.

A proposta desse projeto é selecionar, preparar e inscrever no processo de seleção desses eventos, com autorização dos realizadores, a produção de qualidade da UFSC, de forma a ampliar o publico a que essas obras são expostas, além de dar oportunidade para que os alunos vivenciem a experiência do mundo dos festivais. O projeto visa ainda ampliar a visibilidade dos cursos dessa Universidade num circuito especifico por onde circulam varios formadores de opinião, o que deve contribuir, a médio e longo prazo, para consolidar uma reputação institucional da UFSC como um local onde se formam bons realizadores e onde há espaço para o exercício criativo em audiovisual.